Montar um supermercado de sucesso exige a observação de alguns fatores importantes, e ter um projeto de loja é fundamental para garantir o sucesso de uma loja (mercado, supermercado, etc).

Nosso objetivo com este texto é mostrar a você alguns pontos importantes sobre ter um projeto de loja bem definido. Desse modo, facilitar o seu trabalho quando for montar o seu supermercado, afinal de contas, conhecemos o caminho do sucesso.

Boa leitura! 😊

 

O que é um projeto de loja?

 

A princípio, os pequenos e grandes empresários, cometem alguns erros que prejudicam muitas vezes o projeto, assim o sucesso é mais demorado. Quando deixam de aproveitar os corredores mais quentes ou com mais movimentos para estimular os mais frios, por exemplo.

Então, pensar em um projeto de loja, é escolher como todas as coisas serão organizadas. É escolher a localização, e o formato de cada detalhe visando alcançar o cliente de maneira mais eficaz. Seja os departamentos, gôndolas, check outs e todos os produtos na loja.

Se cada detalhe for planejado e executado da maneira correta, os resultados serão alcançados. O tempo e o ticket médio do consumidor na loja aumentarão e o faturamento crescerá. Desse modo, ter um projeto de loja é essencial para o sucesso de uma loja.

Para o sucesso de um supermercado, o projeto de loja deverá ser pensado de maneira comercial e operacional. Ou seja, quanto maior a quantidade de produtos expostos melhor será. Contudo, o fluxo nos corredores e o abastecimento das prateleiras não pode ser prejudicado.

 

Montagem de acordo com a classificação

Existe uma classificação dos tipos de negócios de varejo, especificamente para alimentícios, que não é algo fechado, mas que deve ser considerado no momento de planejar o projeto de loja.

  • Minimercado: até 100 m²
  • Loja de conveniência: até 250 m²;
  • Supermercado convencional: até 2500 m² e,
  • Hipermercado: até 16.000 m².

É importante ter essa classificação em mente, pois ajudará na hora de pensar no layout do seu estabelecimento. Não esqueça de considerar sua estrutura e o perfil de cliente que deseja atender.

 

No projeto de loja é preciso definir quais departamentos a loja vai ter

 

Dependendo do tamanho de sua loja, os departamentos podem ser diversos, quando o projeto de loja é bem elaborado ele os distribui estrategicamente.

Contudo, sua pergunta pode ser, quais são os melhores departamentos? A resposta dependerá de alguns fatores importantes, como, por exemplo, qual o espaço disponível? Ou, qual o tipo de público que você deseja alcançar e o que eles consomem?

Quando seu espaço não é grande e você precisa escolher entre um bazar e um hortifruti, o que você deve escolher? O bazar é importante, mas o hortifruti trará mais clientes para sua loja, e esse movimento pode gerar melhores resultados.

Então, o ideal é sempre pensar no seu cliente e o que pode trazer mais retorno para o seu estabelecimento.

 

Como acontece os níveis de percepção de um cliente diante de uma gôndola?

 

Quais são os níveis de visão do cliente quando ele está diante de uma gôndola? Pensar dessa forma faz parte da estratégia de exposição dos produtos, mas que deve ser considerado durante o projeto de uma loja.

 Vejamos abaixo quais são esses níveis de percepção:

 

Acima da cabeça

Estarão os produtos com menos visualização. Normalmente não terão grande procura, devem ser leves para o cliente conseguir retirar.

 

Na altura dos olhos

Esse é o nível de maior visibilidade. Aqui são expostos os produtos mais caros ou com maior margem.

São produtos que recebem 35% mais atenção do que aqueles que estão abaixo dessa altura.

 

Linha da cintura

Nesse nível é interessante colocar os produtos que tenham grande procura. Ainda é uma área de boa visualização e com certeza o cliente desviará o olhar para encontrar os produtos que são mais procurados.

 

Abaixo da cintura

Esse é um nível de baixa visualização, já que está fora do campo de visão dos clientes.

É interessante colocar os produtos mais baratos e com grande circulação.

 

Linha do chão

Esse nível deverá ser reservado para os produtos mais pesados.

Quando organizamos as gôndolas de um supermercado, é preciso considerar esses detalhes. Ou seja, os produtos mais caros ou com maior margem de lucro, devem estar na altura dos olhos do cliente.

 

Organização das prateleiras

 

Além dos níveis, as gôndolas podem ser organizadas na vertical, horizontal ou por sazonalidade, que devem estar previstos no projeto de loja. Desse modo, entender qual é a melhor maneira para seu estabelecimento pode estimular e aumentar suas vendas. Conheça um pouco sobre cada uma e entenda como melhorar a exposição dos produtos em seu negócio.

 

Vertical

Esse é o modo de organização que mais chama atenção dos clientes, pois os produtos são expostos de um modo visualmente agradável e homogêneo.

Por exemplo, diversas marcas de achocolatado são distribuídas verticalmente nas gôndolas, cada prateleira, uma marca. Ou por blocos, onde uma única marca domina aquele bloco verticalmente.

Esse modelo de exposição nas gôndolas é o que traz os melhores resultados.

 

Horizontal

Essa forma de organização das gôndolas vem sendo utilizada cada vez menos, pois pode deixar alguns produtos e marcas fora da visão do cliente.

Aqui, cada nível da gôndola representa um tipo produto. Por exemplo, o primeiro nível da gôndola só tem chás, no segundo apenas achocolatado, e assim por diante.

Essa forma de organização dificulta a visualização dos produtos, além de não ser uma forma visualmente atrativa.

 

Por sazonalidade

As datas sazonais têm influência direta na organização das gôndolas e prateleiras da lojas.

E no calendário do varejo sempre existe uma data comemorativa. Então por que não aproveitar para organizar as gôndolas de acordo com a data?

Com isso, os principais produtos relacionados à data devem estar expostos de uma forma que o cliente consiga enxergá-los facilmente, aumentando as chances de compra.

 

Forma aleatória

Nunca organize as gôndolas de maneira aleatória, isso confunde os clientes e diminui as chances de vendas.

A organização das gôndolas é uma estratégia de marketing, pensar assim ajuda você a organizá-la melhor. Os produtos consumidos em conjunto sempre deverão estar próximos na área de venda, isso estimulará as vendas.

 

 Quais são os corredores mais quentes de um supermercado?

 

Em um projeto de loja é preciso planejar a localização para os corredores mais quentes, ou de maior movimento. Sabemos que, na prática, os corredores do supermercado não recebem a mesma proporção de clientes. Organizar os corredores levando isso em consideração pode ser ótimo.

A princípio, o maior movimento de clientes em determinado corredor é logicamente devido à categoria de produto ali exposto. Ou seja, os corredores de bebidas acabam tendo mais clientes circulando do que no corredor de cuidado pessoal. Um projeto de loja bem elaborado deverá levar isso em consideração.

Quando um projeto de loja é executado com sucesso, os corredores quentes estarão dispostos estrategicamente, estimulando o cliente a andar por toda a loja, e desse modo, aumentar o seu ticket médio.

Ou seja, quanto mais tempo o cliente circular pela loja, maior será a quantidade de produtos que ele terá acesso. Desse modo, aumentando as oportunidades de vendas e por fim, o faturamento.

 

Em um projeto de loja onde ficam o açougue, hortifruti e padaria?

 

Quando falamos em corredores quentes não podemos deixar de fora o açougue, hortifruti e padaria. São locais do mercado com recorrência constante, em um projeto de loja esses ambientes são muito bem planejados. Afinal de contas, a movimentação de clientes é constante.

Ou seja, essas áreas do mercado são as de maior potencial para gerar fluxo de pessoas diariamente no mercado. Desse modo, açougue, padaria e hortifruti devem estar localizados de maneira que incentive os clientes a passarem em outros departamentos.

Primeiramente, estes e outros detalhes são contemplados de maneira estratégica com o objetivo de aumentar o faturamento do estabelecimento e atender os clientes de maneira satisfatória.

 

No que o plano de loja te ajuda a pensar?

 

  1. Qual é o seu público-alvo?
  2. O que esse público pode enxergar como negativo em sua loja?
  3. Quantos caixas serão necessários para o público que você receberá em sua loja?
  4. Como os consumidores se movimentarão em sua loja?
  5. Quais departamentos você deve ter, onde eles devem ficar dentro do seu espaço, e qual a distância das gôndolas para facilitar a movimentação dos clientes e o abastecimento de mercadoria?
  6. Como você deve organizar os produtos na prateleira, para melhorar suas vendas.

Ou seja, o projeto de loja te ajuda a alcançar os melhores resultados com aquilo que você tem em mãos. O objetivo é ser mais eficiente, é ter tudo cooperando para alcançar resultados melhores.

 

Dica extra para o seu projeto de loja

 

 Você já ouviu falar em planograma?

Essa é uma ferramenta de estratégia de planejamento visual de algumas partes do ponto de venda (PDV), que tem como objetivo garantir a qualidade dos seguintes pontos:

  • Estética da apresentação dos produtos;
  • Boa apresentação;
  • Facilitar o acesso do cliente;
  • Manter as informações corretas;
  • Funcionalidade na disposição física dos produtos.

 É uma ferramenta que deve ser considerada no momento de desenvolver o design geral do seu supermercado, pois essa estratégia visual dos produtos será a base do aumento do ticket médio dos clientes e aumento das vendas.

  

Na hora de planejar sua loja, conte com quem entende!

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Até breve!