Em tempos de crise econômica no país, inflação alta, combustível subindo gradativamente, a preocupação é em como melhorar as vendas. O cross merchandising é uma estratégia que pode auxiliar a vender mais.
Se é uma ferramenta que o pode ajudar o empresário porque não usar?
As técnicas para aumentar as vendas são diversas, mas o cross merchandising ocupa um lugar especial entre elas. Desse modo, neste texto vamos te ensinar esta técnica e assim tornar os seus resultados melhores.
O que é cross merchandising?
O termo já revela um pouco do que esta técnica visa como principal objetivo, vem do inglês e seu significado é Cross (cruzado) merchandising (Publicidade). Conseguiu entender o que este termo quer nos trazer? Nada mais do que uma propaganda cruzada de produtos.
Desse modo, de forma bem simples, é colocar produtos lado a lado na área de exposição, visando aumentar suas vendas. Se pensarmos em grandes redes varejistas perceberemos que essa prática já é bem aplicada.
Então no cross merchandising os produtos são escolhidos de maneira estratégica, é como se um produto complementasse o outro. Aqueles produtos consumidos em conjunto, isso pode fazer com que suas vendas aumentem.
No cross merchandising o estabelecimento pensa estrategicamente na distribuição dos produtos na área de venda. Não é colocá-los de maneira aleatória, mas visando levar o cliente a realizar uma ação. O cross merchandising te leva a pensar com a cabeça do cliente, e assim vender mais.
Como o cross merchandising pode aumentar minhas vendas?
Em primeiro lugar, o cross merchandising é uma técnica muito testada e aprovada por grandes redes varejistas. Não é nada que está em teste, mas já está provado que funciona, desse modo, você pode colocar em prática em sua loja.
Existe uma lógica por trás do cross merchandising, ao colocarmos produtos que se complementam lado a lado, o cliente se motiva a levar os dois. Assim nos comportamos quando vamos ao supermercado, levamos produtos que usaremos em conjunto. É muito natural essa atitude.
Nós somos exatamente assim quando vamos ao mercado, compramos sempre mais do que planejamos. O cross merchandising é simplesmente a atitude de usar essa tendência do cliente de maneira estratégica. E vender mais com isso.
Existe naturalmente uma associação que o cérebro acaba fazendo, levando o cliente a comprar mais. É automático, quando chegamos, por exemplo, em uma ilha sobre churrasco no mercado. Encontramos tudo o que vamos precisar para um churrasco, isso é de propósito.
O cross merchandising é simplesmente isso, a arte de incentivar o cliente a comprar outros produtos que combinam com o que ele já iria levar. Ou seja, é lembrá-lo de algo, é mostrar-lhe que vale a pena aproveitar uma oportunidade. É simplesmente “ajudá-lo” e assim se ajudar.
Veja maneiras de usar o cross merchandising em sua loja e obter sucesso
Em primeiro lugar, descubra os produtos que podem ser complementares, pense naquilo que combina. Lembre-se dos produtos servidos em conjunto. Um exemplo disso é colocar lado a lado, macarrão, molho de tomate, queijo ralado, massa de lasanha e molho branco.
Colha os dados que seus clientes já estão te fornecendo, quais produtos são mais vendidos, e descubra o que combina com esse produto. Coloque-os lado a lado, dependendo do que for, você pode montar uma ilha de degustação, desse modo o incentivo será ainda maior.
O cross merchandising ajuda você a entender um pouco mais as necessidades de seu cliente. E desse modo, ajudá-lo naquilo que ele mais precisa e não tem consciência.
A princípio, no cross merchandising é importante lembrar que o produto principal deve ser o de maior valor. Desse modo, o produto complementar precisa ser mais barato, incentivando o cliente a comprar. Assim, é mais fácil o cliente levar os dois, não se esqueça disso em sua loja.
No cross merchandising não se esqueça de que a compra é algo emocional!
Mais do que mostrar o produto, se você conseguir transmitir a experiência, você realizará a venda. No cross merchandising não se esqueça que a compra é um ato movido por emoções. Desse modo, a experiência precisa ser algo inesquecível.
Quando o cliente sente algo, a chance de comprar alguma coisa será muito maior, do que quando ele apenas observa de longe. Por isso, o cross merchandising pode se aproveitar das oportunidades de contar histórias através dos produtos. Bem como, aproveitar a degustação como uma estratégia de combinação.
Se o cliente provar de dois produtos juntos e a combinação for boa, ele vai se sentir motivado a levá-los. A experiência move o cliente a comprar, muito mais do que apenas observar o produto em sua prateleira. Faça as combinações certas e aumente muito suas vendas.
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