Você já parou para pensar em que tipo de imagem os clientes têm do seu supermercado? Todos os clientes criam uma imagem de nosso estabelecimento, seja boa ou ruim. O caixa de supermercado influencia muito na imagem que os clientes fazem do estabelecimento.
Você pode ter um ambiente acolhedor, bem iluminado, com gôndolas bem-organizadas. Contudo, se o check out for lento e as filas grandes, seu trabalho será perdido.
Por ser normalmente o primeiro lugar a ser observado pelo cliente, os caixas sempre serão o cartão de visitas do supermercado. Assim sendo, criar uma imagem positiva do estabelecimento pode reverter em mais vendas para o supermercado.
Supermercado: organização da loja começa pelo caixa
Primeiramente, quando planejamos o layout de um supermercado devemos considerar o fluxo de clientes na loja. Desse modo, a quantidade de caixas deverá atender com eficiência os clientes, sem criar grandes filas.
Por padrão, os caixas estão localizados junto à porta, para facilitar a circulação das pessoas, este é um ponto importante e que não deve ser esquecido em um planejamento.
Para te ajudar, listamos algumas dicas para ajudar!
Onde o caixa de um supermercado deve ficar?
Em primeiro lugar, é preciso pensar que o cliente precisa ter espaço para transitar na loja. Desse modo, o caixa de supermercado não pode atrapalhar a entrada ou a saída dos clientes. Quando for decidir o local dos caixas, pense no caminho que o cliente irá percorrer.
Os caixas de supermercado sempre estão localizados na saída da loja, dessa forma, os produtos com maior procura precisam estar no fundo do estabelecimento, isso possibilita que o cliente ande por toda a loja para fazer sua compra. Isso é um excelente incentivo para a compra em outros setores.
Contudo, se o mercado é menor, o caixa pode estar à frente da loja, mais à esquerda, isso ajuda a aumentar a segurança, pois permite que se tenha mais visibilidade daqueles que entram ou saem.
Planeje o espaço entre os caixas
Mesmo que você tenha uma quantidade de caixas que atenda de maneira satisfatória o fluxo dos clientes, em alguns momentos sempre haverá filas. Existem alguns horários nos supermercados que as filas costumam existir, principalmente, nos horários de pico e aos finais de semana.
O caixa de supermercado precisa ter uma boa distância de um para outro, isso permite que os clientes estejam confortáveis durante a espera.
Quando as filas ocorrerem, os clientes precisam ao menos estarem à vontade, estando a uma distância que os permitam manter a locomoção e até a privacidade nas compras.
Além disso, outro ponto importante que não deve ser esquecido é a ergonomia dos operadores de caixa.
Os caixas precisam oferecer espaço suficiente para a movimentação dos colaboradores, já que esses manuseiam objetos pesados e fazem movimentos repetitivos durante toda a jornada de trabalho. Caso o posicionamento e o espaçamento não estejam adequados, podem ocasionar dores musculares e problemas na coluna.
Para que isso não aconteça é preciso atenção a NR17, que é uma norma trabalhista que estabelece parâmetros para as condições de trabalho, que estão relacionados às características psicográficas dos colaboradores, proporcionando um ambiente confortável e seguro.
Qual a melhor distância entre um check out e outro? Uma forma segura de planejar isso, é medir o espaço, a fim de que passe o seu maior carrinho, esta é uma distância segura. Dessa forma, é possível os clientes ficarem confortáveis, mesmo que existam filas.
Mix de produtos próximo aos caixas
As ilhas de produtos ou check stands servem para ajudar a organizar as frentes do caixa. Além disso, aumentam a lucratividade, pois muitos clientes acabam comprando alguns itens por impulso.
Aqui podem ser expostos produtos com menor valor, mas que potencializam as vendas por impulso. A dica é colocar menos quantidade de produto e mais variedade.
Alguns produtos que funcionam são:
- Chocolates;
- Balas, chicletes e semelhantes.
- Cartões pré-pagos;
- Revistas e livros de receitas;
- Bebidas geladas.
Mas é importante considerar o público que frequenta o estabelecimento. Pense como cliente, o que é atrativo e como isso pode ser organizado para ele?
Organize toda a frente de caixa
Além dos caixas de supermercado estarem com uma boa distância, com o equipamento correto e na localização adequada, outros itens são importantes para que o fluxo funcione bem.
Um caixa de supermercado sem esteira torna o atendimento mais lento, e sem dinamismo, essa falta pode comprometer o andamento das filas. Outro elemento importante é a identificação dos caixas, para isso, torres de identificação podem ajudar.
Um aspecto importante é o suporte aos operadores de caixas de supermercado, que é essencial para uma boa imagem do negócio, quanto mais dinâmico o suporte dos fiscais, menos tempo o cliente esperará na fila.
Além disso, os produtos cadastrados com os preços corretos, podem agilizar o atendimento dos caixas. Afinal de contas, muitas vezes as filas ocorrem devido à falta de cadastro de algum produto, isso pode inclusive evitar prejuízos.
O caixa de supermercado é um fator que influencia fortemente na imagem que o cliente faz do estabelecimento. Cuidar desses detalhes fará com que seu supermercado seja melhor avaliado e desse modo, mais frequentado.
O que fazer para os clientes escolherem o seu supermercado?
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O Caixa de supermercado é uma pequena parcela de tantos aspectos importantes para o sucesso do seu negócio. Contudo, saber o que fazer e como fazer não é tarefa tão simples.
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