Algumas pessoas subestimam a importância das gôndolas para lojas, devido a isso não aproveitam o melhor que elas podem proporcionar. Existem muitas estratégias importantes para impulsionar as vendas de uma loja, mas dentre elas, saber aproveitar as gôndolas é a mais lucrativas.
A maneira como os produtos são expostos em uma loja é fundamental para as vendas. O cliente é atraído pelo que ele vê, isso é determinante para o volume de suas vendas. Neste texto vamos mostrar a importância das gôndolas para lojas e o quanto isso influencia nos seus resultados.
Boa leitura! 😊
O que são as gôndolas para lojas?
As gôndolas para lojas são móveis para acomodar os produtos nas áreas de vendas.
As gôndolas possuem algumas prateleiras e divisórias que facilitam a organização dos produtos.
A utilização de gôndolas é a forma mais comum de apresentar os produtos que estão à venda. Mas é preciso entender como organizá-las de forma atraente a ponto de chamar a atenção do cliente.
Existem vários modelos de gôndolas para lojas, com isso, é importante ter um projeto de loja bem definido para fazer as escolhas corretas de acordo com a estrutura do local e objetivos.
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A organização das gôndolas fará diferença em minhas vendas?
Todo empresário que atua no ramo do varejo tem como principal objetivo vender, isso é um fato.
Com o passar do tempo, o comportamento do cliente / consumidor mudou, então é preciso entendê-lo, saber o que deseja, assim as suas estratégias serão mais assertivas. E através dessas informações fica mais fácil entender como organizar as gôndolas do seu estabelecimento a fim de atrair ainda mais a atenção do seu cliente, e consequentemente aumentar as suas vendas.
Não basta apenas atrair o cliente ao estabelecimento, é preciso criar estratégias para estimulá-lo a comprar o que precisa, e mais produtos complementares.
É nesse ponto que entram as gôndolas para lojas, que deixaram de ser apenas um suporte para colocar os produtos à venda. Assim, não basta apenas expor o produto, a maneira como ele é exposto, pode atrair a atenção do cliente, fazendo-o comprar mais e mais.
Como são as divisões das gôndolas para lojas?
Existem várias estratégias para expor os produtos dentro de uma loja a fim de aumentar as vendas. Vejamos algumas a seguir.
Primeiramente é importante dividir os produtos por sessões, pois não faz sentido deixar produtos de maquiagem próximos aos produtos para cabelo, por exemplo. Depois, organizar os produtos por categoria, marca e tipo. É interessante deixá-los sempre o mais nivelado possível nas gôndolas, mesmo que os clientes tirem essa organização ao longo do dia.
Além dos pontos citados, existe a estratégia de posicionar os produtos por nível nas gôndolas, ou seja, eles são posicionados de acordo com o nosso campo de visão. Confira abaixo quais são os níveis:
- Acima da cabeça: ficam os produtos pouco vendidos, mas precisam estar à disposição pata o cliente.
- Na altura dos olhos: estão os produtos de maior lucratividade, e maior venda, aqueles que os clientes compram sem pensar.
- Na linha de cintura: você deverá colocar os produtos com grande procura, e uma venda considerável. Afinal, também é um lugar privilegiado nas gôndolas.
- Abaixo da linha de cintura: nessa posição devem ser colocados os itens que são mais procurados pelos clientes.
- No chão: é a posição ideal para expor produtos pesados e de grande volume.
Assim, a maneira que você colocará os produtos nas gôndolas para lojas fará muita diferença em suas vendas. E mais do que isso, fará diferença em seu faturamento. Desse modo, os produtos de maior lucratividade devem estar em níveis que possam dar mais destaque a eles nas gôndolas.
Organização das prateleiras nas gôndolas para lojas
Além dos níveis, as gôndolas para lojas podem ser organizadas na vertical, horizontal ou por sazonalidade. Desse modo, entender qual é a melhor maneira para seu estabelecimento pode estimular e aumentar suas vendas. Conheça um pouco sobre cada uma e entenda como melhorar a exposição dos produtos em seu negócio.
Vertical
Esse é o modo de organização que mais chama atenção dos clientes, pois os produtos são expostos de um modo visualmente agradável e homogêneo.
Por exemplo, diversas marcas de achocolatado são distribuídas verticalmente nas gôndolas, cada prateleira, uma marca. Ou por blocos, onde uma única marca domina aquele bloco verticalmente.
Esse modelo de exposição nas gôndolas para lojas é o que traz melhores resultados.
Horizontal
Essa forma de organização das gôndolas vem sendo utilizada cada vez menos, pois pode deixar alguns produtos e marcas fora da visão do cliente.
Aqui, cada nível da gôndola representa um tipo produto. Por exemplo, o primeiro nível da gôndola só tem chás, no segundo apenas achocolatado, e assim por diante.
Essa forma de organização dificulta a visualização dos produtos, além de não ser uma forma visualmente atrativa.
Por sazonalidade
As datas sazonais têm influência direta na organização das gôndolas para lojas.
E no calendário do varejo sempre existe uma data comemorativa. Então por que não aproveitar para organizar as gôndolas de acordo com a data?
Com isso, os principais produtos relacionados à data devem estar expostos de uma forma que o cliente consiga enxergá-los facilmente, aumentando as chances de compra.
Forma aleatória
Nunca organize as gôndolas de maneira aleatória, isso confunde os clientes e diminui as chances de vendas.
A organização das gôndolas para lojas é uma estratégia de marketing, pensar assim ajuda você a organizá-la melhor. Os produtos consumidos em conjunto sempre deverão estar próximos na área de venda, isso estimulará as vendas.
Lembre-se de aproveitar bem os locais de maior movimentação do seu estabelecimento. No açougue, padaria e hortifruti a movimentação é grande todos os dias, aproveite isso da melhor maneira. Mantenha um padrão e as gôndolas sempre organizadas, os clientes procuram isso.
Encontre parceiros que possam te ajudar nesse processo
As gôndolas para lojas quando organizadas da melhor maneira se tornam fonte de crescimento no faturamento final. Contudo, esse é apenas um dos muitos pontos de otimização que você tem em sua loja.
É difícil perceber esses detalhes das gôndolas para lojas e outros detalhes importantes no dia a dia sem a ajuda de profissionais qualificados.
Assim, buscar bons parceiros pode ajudar a melhorar os resultados, e mais do que isso, ganhar mais autoridade perante os seus clientes.
A Alliance Instalações é referência quando o assunto é projeto, execução e instalação de gôndolas para lojas.
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Você tem aproveitado a estratégia de organização das gôndolas para melhorar as suas vendas? Pense nisso!
Até breve!