Conquistar um cliente pode ser algo que exija certo esforço, e dedicação, contudo a fidelização desse cliente pode durar muito tempo. Isso envolve toda a equipe de colaboradores do mercado, dos atendentes ao operador de caixa de supermercado. Tenha o melhor atendimento possível.
Mas ter o melhor atendimento no caixa de supermercado não é tarefa das mais simples. Afinal de contas, exigirá treinamento e estrutura do local de trabalho. Porém, vale todo o investimento, pois, quanto melhor o caixa de supermercado for, maior será a satisfação do cliente.
Como melhorar o atendimento do caixa de supermercado?
Em primeiro lugar, é preciso entender o importante trabalho que o caixa de supermercado presta. Não somente por ser responsável por registrar os produtos e receber os pagamentos, mas por lidar diretamente com maior patrimônio da loja que são os clientes.
Desse modo, a equipe que trabalha no caixa de supermercado precisa receber um bom treinamento. Não com foco nas questões operacionais apenas, mas principalmente sobre a maneira de lidar com o cliente. Pois, a fidelização de clientes passará pelo bom atendimento dos caixas.
Ou seja, o caixa de supermercado precisa saber tratar o cliente com cordialidade e bom humor, bem como com respeito. A simpatia do caixa será determinante para a experiência do cliente em sua loja. Por ser a experiência final do cliente, isso terá bastante impacto em sua satisfação.
É claro que a rapidez operacional também será importante para a satisfação do cliente. Desse modo, é preciso analisar o perfil das pessoas que trabalharão no caixa, a agilidade é essencial. Se o caixa for muito simpático, mas lento em seu trabalho, o cliente ficará insatisfeito da mesma forma.
Ofereça o melhor ambiente possível de trabalho aos caixas de supermercado
O trabalho do caixa de supermercado pode ser difícil, afinal de contas passar oito horas atendendo pessoas nem sempre é agradável. Muitas vezes o cliente descarrega no caixa seus problemas e frustrações do dia, e isso causa estresse. Desse modo, melhore ao máximo o ambiente de trabalho.
A princípio, o ambiente de trabalho terá efeito direto no rendimento no operador de caixa. Por isso, mantenha o ambiente limpo e climatizado, com refeitório, banheiro e se possível um local de lazer, para que nos intervalos ele consiga ter suas baterias recarregadas.
No entanto, sabemos que nem sempre temos um espaço desse à disposição. Mas uma alternativa para que a sua loja tenha um bom atendimento é manter a equipe sempre motivada. Para isso, as premiações cumprem um excelente papel, quanto mais motivados, melhores serão os resultados.
Mas, seja cuidadoso ao estabelecer metas para os caixas de supermercado, pois, o efeito pode ser contrário. Estabeleça metas alcançáveis e mensuráveis, de maneira que ele consiga acompanhar seu rendimento diário. Desse modo, os caixas encontrarão a motivação diária para o trabalho.
Mostre-lhes os erros que não podem ser cometidos!
Em primeiro lugar, os caixas de supermercado precisam saber o que não podem fazer.
A atenção com o troco é essencial para quem quiser trabalhar no caixa, o troco errado gera desconfiança. Além disso, algumas pessoas se aproveitam dos momentos de alto movimento para enganar o caixa.
Contudo, estamos sujeitos a erros, se acontecer, o caixa deve rapidamente pedir desculpas ao cliente. Assim, ele não gera desconfiança de que o erro foi de propósito. A pessoa que exerce a função deve ser transparente em todo momento, para gerar confiança no cliente.
Outro erro comum aos caixas de supermercado é o excesso de conversa com os empacotadores. Alguns caixas parecem se esquecer que estão no trabalho e ficam conversando enquanto atendem o cliente. Essa atitude gera desconforto ao cliente, e certo constrangimento.
Por fim, um erro comum é trabalhar o tempo todo sentado, o caixa deve aproveitar os momentos sem os clientes para um breve descanso e alongamento.
Ensine o caixa de supermercado a ter ética profissional
Primeiramente, o caixa de supermercado deve se concentrar em fazer o melhor atendimento possível. Respeitando o cliente sempre, entendendo às necessidades do cliente, e o ajudando no que for possível. Desse modo, o caixa deve ter cuidado com o que deve falar, e como deve falar.
Palavrões e palavras com duplo sentido nunca devem ser proferidos, nem com o cliente e nem com o empacotador. Respeitar o ambiente de trabalho e o cliente fazem parte do código de ética do caixa.
O caixa deve ser cuidadoso ao lidar com o dinheiro, afinal de contas o dinheiro não é dele. Ao analisar se a nota é verdadeira, o caixa deve tomar cuidado para não constranger o cliente. Alguns caixas de supermercado acabam gerando muito constrangimento ao cliente nessas horas.
Além disso, o caixa nunca deve maldisser de clientes, bem como de outros funcionários.
Por fim, valorizar o trabalho e gostar do que faz é extremamente necessário para o caixa de supermercado.
Para melhorar o atendimento do caixa de supermercado, o treinamento é fundamental, além de escolher as pessoas certas para o perfil da função de caixa.
Encontre os parceiros certos para otimizar seu atendimento
O caixa de supermercado é muito importante em uma loja, mas ele não é o único. Melhorar o atendimento do caixa e dos outros profissionais da loja podem render ótimos resultados. Mas fazer isso sozinho pode ser difícil, desse modo, encontrar o parceiro certo é o que você precisa.
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Até a próxima!