O ramo de pet shop foi um dos que mais cresceram no Brasil nos últimos anos. Muitos empreendedores perceberam que a relação do brasileiro com os pets é uma excelente oportunidade para gerar negócios. Mas para que seja um negócio de sucesso, muitos fatores precisam ser considerados e um deles é como trabalhar a vitrine expositora.
A técnica da vitrine expositora pode ajudá-lo a tornar a experiência do seu cliente muito mais agradável. Além disso, pode atrair novos clientes para o seu pet shop.
O que chamamos técnica da vitrine expositora?
O primeiro passo é fazer com que o cliente se sinta atraído a entrar em sua loja, e segundo fazer com que ele compre.
A técnica da vitrine expositora é todo o cuidado e planejamento para que a exposição do produto, desde a entrada até o interior da loja, gere mais resultados. Desse modo, vitrine expositora é uma ação que visa o aumento das vendas, por uma exposição inteligente dos produtos. Assim os resultados são otimizados.
Uma maneira inteligente de pensar na vitrine expositora é se colocar no lugar do cliente ao entrar na loja. Observar o espaço, e como os produtos estão expostos, desde às gôndolas até a organização da loja. A princípio, essa observação pode ajudar muito o empresário a repensar seu espaço.
E planejar tudo isso requer mudanças de conceitos, não é como o empresário quer, mas como ficará melhor para o cliente. Afinal de contas, o foco são os clientes e sua experiência de compra dentro da loja. Talvez algumas mudanças sejam necessárias, mas vale a pena.
Quais as vantagens de uma vitrine expositora?
Saber como expor os produtos pode oferecer algumas vantagens ao pet shop. Com isso, seu estabelecimento passa uma boa imagem ao cliente:
- Melhora a saída de alguns produtos que não estão vendendo muito bem.
- Transmite a imagem de uma loja organizada, demonstrando profissionalismo.
- Como os produtos são encontrados facilmente, as vendas da loja tendem a aumentar.
- Com a vitrine expositora, a movimentação de clientes pela loja é facilitada, afinal os corredores ficam mais organizados.
Desse modo, a vitrine expositora ajuda na organização da loja, e expõe o produto com mais clareza, oferecendo ao cliente uma experiência de compra mais agradável. Além disso, mantém o cliente por mais tempo em sua loja, aumentando as chances de comprar mais itens.
Outro ponto importante é que os expositores de produtos, quando usados de forma inteligente, fazem com que o pet shop apresente a seus clientes a infinidade de produtos que a loja oferece.
Dicas de como deixar sua loja com a cara de uma vitrine expositora
Muitas vezes os preços das lojas de pet shop são muito aproximados, com pouca variação, então o que faz o cliente procurar ou entrar em sua loja e não na do seu concorrente? Bem como, o que leva o cliente a procurar outra loja e não a sua?
São vários fatores que podem levar a ações diferentes dos clientes, mas hoje estamos dando destaque para a exposição de produtos, fazendo com que o seu pet shop seja uma vitrine expositora.
Listamos algumas dicas para que o seu pet shop seja mais atraente:
Loja bem-sinalizada
Facilite as coisas para o cliente, nas prateleiras deixe todas as informações visíveis. Desse modo, ao andar pelos corredores o cliente já sabe qual a marca do produto, peso, valor e tudo o que for preciso. Deixe a vida do cliente mais fácil.
Separação dos produtos
Sempre separe os produtos por tipo de animal, isso também facilita a vida de seu cliente. Uma boa opção é criar ilhas com os tipos de animais atendidos por sua loja. Além disso, deixe o produto de alto giro em lugar de destaque, e sempre, no fundo de sua loja. Desse modo, os clientes andarão por vários produtos antes de comprar o que estão buscando.
Separe um espaço para os produtos especiais
Além da divisão por tipo de animal, é importante fazer uma divisão por produtos especiais, como uma linha de shampoos ou rações especiais para dietas balanceadas.
É bom para quem consome, pois se sentem exclusivos, e bom para a loja, que com certeza venderá mais.
Como são produtos que geralmente custam mais caro, vale a pena o investimento.
Iluminação
Não se esqueça de caprichar na iluminação de sua loja, pois, se o trabalho de vitrine expositora estiver bem-feito, a iluminação adequada dará mais destaque. Mantenha sua loja muito bem iluminada, desse modo, as pessoas se sentirão confortáveis e ficarão mais tempo na loja.
Layout
É importante que a loja tenha um bom layout para facilitar a percepção do cliente sobre os produtos.
Aqui uma dica é: crie placas indicando as categorias, por exemplo, ração para cachorro adulto, acessórios para gatos, etc.
Isso facilita muito para aqueles clientes mais independentes, que não gostam de ficar perguntando.
Movimentação dentro da loja
Ao planejar a vitrine expositora do seu pet shop, a movimentação dentro da loja também deve ser pensada, pois geralmente as pessoas estarão com seus animais, crianças ou carrinhos de compras. Assim, os corredores não podem ser muito estreitos.
Escolha com cuidado os expositores de seu pet shop
A princípio, saber escolher os expositores em seu pet shop não é tarefa muito simples. Você encontrará expositores de diversos tamanhos e design, e cores, pense muito bem em seu espaço. Escolha gôndolas e expositores, que caibam bem em seu espaço, e fiquem agradáveis de se ver.
Claro que não é só isso, pense na mobília e na refrigeração, seja para as vacinas ou para a loja. Além disso, pense no armazenamento de seu estoque, e no check out, não esqueça de nenhum detalhe.
Por fim, pense na exposição de seus produtos nas gôndolas, quais produtos ficarão mais próximos à porta, quais estarão mais no fundo, tudo isso exige estudo, organização e sinalização. Pense sempre em seus clientes, e seja criativo na montagem de sua loja.
Conte uma história através da organização de seus produtos, lembre-se que o centro da vitrine é onde o cliente mais olha. Treine bem sua equipe, um bom atendimento faz muita diferença na fidelidade dos clientes.
Acredite, fazer com que o seu pet shop seja uma vitrine expositora pode transformar o seu negócio.
Encontre parceiros para te ajudar com a vitrine expositora para melhorar as vendas do seu pet shop
Nem sempre conseguimos pensar em tudo em nosso empreendimento, desse modo, sofremos com a dificuldade de se obter melhores resultados. Mas, existem empresas que são especialistas e oferecem as melhores soluções para a exposição de produtos.
A Alliance Instalações está no mercado há mais de 15 anos oferecendo produtos, serviços e consultoria especializada.
Melhorar o visual de um pet shop nunca foi tão fácil!
Se você precisa de ajuda para escolher as melhores soluções em vitrine expositora para o seu pet shop, conte a Alliance Instalações!
Até a próxima!