Transformar o supermercado em um negócio sustentável é um dos grandes objetivos dos empreendedores do setor varejista, afinal, a sustentabilidade conquistou seu espaço, e hoje é pauta para discussões e planejamento das empresas. 

Um negócio sustentável hoje é uma obsessão para muitos comerciantes, pois além dos altos custos com as despesas da empresa, ele ainda ganhou importância na vida dos consumidores, o que se faz mais que necessário, mas um dever social, além do crescimento a longo prazo.

Que bom que esse assunto se tornou algo de tanta relevância para o público, afinal, com a revolução industrial, o meio ambiente sofreu muito, e hoje a sociedade está correndo atrás do prejuízo, e buscando por corretivas para não comprometer ainda mais no futuro.

Um supermercado sustentável, atualmente tem todas as oportunidades para crescer e ser um dos grandes marketplaces no futuro. Então continue essa leitura, e saiba como transformar o seu supermercado em um negócio sustentável e  rentável.

Boa leitura!

 

O brasileiro tem preferência por negócios sustentáveis

 

A preocupação com o meio ambiente tomou boa parte das discussões nos grandes blocos econômicos do mundo. Todas as nações sofrem por não terem priorizado um negócio sustentável a mais tempo. Agora todos correm atrás do prejuízo. 

Por conta de todas as mudanças que a revolução industrial trouxe para o mercado, o meio ambiente foi colocado em segundo plano, o que incidiu na falta de preservação, e extração acima da média. O que tem mudado muito nos últimos anos, o que mostra um mundo mais consciente. 

Uma pesquisa divulgada pela Fiap, apontou em 2019 que cerca de 70% dos consumidores brasileiros  aceitariam pagar um valor maior por um produto que não danifique o meio ambiente. 

Isso aponta para um povo mais consciente quanto à necessidade de priorizar um negócio sustentável no país, afinal, a preservação do meio ambiente trará mais qualidade de vida, além de retornos financeiros a longo prazo.

 

Como o supermercado pode ser um negócio sustentável? 

 

Para a transformação de um supermercado, para um negócio sustentável é preciso um plano estratégico inicialmente, afinal, a sustentabilidade pode começar com a economia de energia elétrica, e redução de água, por exemplo.

Evitar os desperdícios principais, pensar na qualidade de alguns produtos, o reuso de outros, inclusive embalagens de distribuição podem ser um ponto de atenção. Entre seus fornecedores, prefira aqueles que também têm preocupação com a sustentabilidade.

Um negócio sustentável exige mudanças de conceitos e de logística em muitos momentos. 

Alguns materiais podem ser reciclados, estes devem ser descartados da maneira correta, assim como a reutilização de materiais quando possível, e até a substituição de descartáveis por objetos de uso pessoal permanentes, como garrafas, e xícaras.

A transformação digital também possibilitou que a utilização de papéis nas impressões fossem menores, afinal, inclusive a assinatura de documentos podem ser feitas de maneira digital, salvo a impressão de cupons fiscais.

Dessa forma, acompanhe algumas ações que podem ajudar o seu supermercado em um negócio sustentável:

 

  • Lixo reciclável pode ser direcionado para cooperativas;
  •  Lixo orgânico é possível fazer, ou distribuir para fazer compostagem;
  • Produtos eletrônicos encaminhe para empresas especializadas;
  • óleo de cozinha deve ser direcionado para reciclagem, ou para o descarte correto;

 

Com ações desenvolvidas com esse cuidado, pensando no crescimento sustentável do negócio, é possível transformar o supermercado, inclusive na percepção do consumidor.

 

Um negócio sustentável tem menor gasto com energia elétrica

 

Ter um negócio sustentável é bom inclusive para o bolso, afinal, a economia de energia elétrica trará menos gastos.

Existem algumas possibilidades para o empreendedor que quer investir em um negócio sustentável, e este pode incluir investimentos financeiros, que se pagam a curto e médio prazo, ou mudança de hábitos.

Mudar hábitos em uma empresa é questão de consciência para todos os colaboradores, dessa forma, ações e promoção de uma nova cultura serão necessárias, além da manutenção preditiva em toda a estrutura elétrica, já que muitos equipamentos são necessários estar ligados à tomada.

As novas possibilidades que o mercado livre de energia trouxe, permite aos supermercados que a sua fonte de energia seja sustentável, já que as possibilidades para empresas têm sido mais exploradas. 

O investimento inicial pode ter um valor elevado, mas o retorno é garantido, e a economia mensal permite que se veja o retorno sobre o investimento seja visto mês a mês.

Prefira os aparelhos que gastem menos energia, que tenham o selo A, o que possibilita mais economia. Cuide do ar condicionado, afinal ele é um dos grandes vilões da conta de energia, com isso, manter a manutenção em dia também auxilia na economia, ou a substituição. 

Os filtros sujos forçam o motor, e geram maior gasto de energia. 

Além disso, faça a troca das lâmpadas, prefira as de LED, e se possível estude a troca de fonte de energia. Como eólica e fotovoltaica, assim você terá um negócio sustentável de verdade.  

 

Seja radical em seu comércio para tornar o seu negócio sustentável

 

Buscar mudar os conceitos de nosso negócio muitas vezes é algo muito difícil, e em alguns aspectos é preciso ser radical. Decidir ter um negócio sustentável é importante e isso nos leva a mudar muitas coisas de direção. E isso exige radicalidade. 

A princípio, fomos criados em uma geração que tem o plástico em quase tudo, e sabemos o quanto o plástico agride o meio ambiente. Reduzir o uso de plástico em nosso negócio pode ser uma boa atitude para tornarmos nosso negócio sustentável

Reduzir canudos de plástico e sacolas pode ser uma atitude mínima, porém importante para o meio ambiente. 

Além disso, prefira pequenos agricultores locais, que plantam seus produtos de maneira orgânica pode ser uma boa atitude em direção a um negócio sustentável. Ser radical é importante, sobretudo porque pensar no meio ambiente é urgente. 

Outra razão é que estamos muito atrasados nesse processo de cuidar do ecossistema. Ter um negócio sustentável se tornou obrigação para todos nós, e algumas atitudes simples contribuem para isso. 

 

Busque parceiros para viabilizar esse processo

Um negócio sustentável não aparece do dia para a noite, assim como, o processo de transformação do seu supermercado também não acontecerá, mas buscar por parceiros que viabilizam esse processo facilita e torna essa transição mais ágil.

 

Atuando há mais de 15 anos no mercado, a Alliance Instalações oferece produtos, serviços e consultoria especializada para o seu supermercado ser um sucesso, sendo a parceira ideal para ajudar no desenvolvimento de um negócio sustentável. 

 

Este conteúdo foi útil para você? Acesse nosso blog para mais artigos assim, curta, comente e compartilhe, para que mais pessoas possam ter acesso a essa informação.

 

Até a próxima!